Bancada do PT na Câmara de Curitiba posiciona-se contra o retorno das aulas presenciais em fevereiro

Para os parlamentares, não há garantia de segurança a saúde de crianças, professores e demais trabalhadores das escolas





Foto: Divulgação Seed

Nesta terça-feira (2), o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT/PR) recomendou ao Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba a reavaliação da decisão de retomada das aulas presenciais neste mês de fevereiro, tanto na rede pública, quanto na rede privada. Para o MPT, a exposição dos profissionais de educação e dos estudantes a maior risco de contágio pela Covid-19 levará a um aumento dos casos e dos óbitos causados pela doença.

Com posição similar ao órgão, a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Curitiba, formada pelas vereadoras Carol Dartora e Professora Josete e pelo vereador Renato Freitas, também emitiu nesta terça-feira (2) uma nota oficial manifestando-se de forma contrária ao retorno das aulas presenciais no dia 18 de fevereiro.

Confira abaixo a nota da bancada do PT.

A Prefeitura de Curitiba manteve a posição de reabertura das escolas municipais no dia 18 de fevereiro, seguindo o entendimento do Governo do Estado do Paraná em relação ao tema. Com isso, nossa cidade e nosso estado se colocam na contramão do resto do mundo, que parou diante da impossibilidade de manter a segurança das crianças, dos professores e demais trabalhadores da educação.

Há quase um ano, vivemos esta situação de pandemia e as famílias seguem sem uma resposta adequada e sem imunização. Agora, prefeitura e governo estadual decidem por um retorno perigoso, colocando em risco a vida e a saúde de cada família que, diante da ausência de alternativas, tiver que “optar” pelo retorno dos filhos às aulas presenciais.

A Universidade de Granada, na Espanha, apresentou estudo demonstrando que colocar 20 crianças em uma sala de aula implica em mais de 800 contatos cruzados entre elas em dois dias. Assim, há um potencial de transmissão altíssimo no retorno presencial das aulas, sendo impossível prever as consequências desse retorno de forma antecipada.

É preciso que as aulas presenciais voltem, mas isso é impossível sem vacina para todos e todas. Não há como garantir a segurança e a saúde das crianças, professores e demais trabalhadores necessários ao funcionamento destes locais.

Não existe cura para a Covid-19 e apenas 150 mil pessoas foram vacinadas em todo o Paraná até a data de hoje. Ainda não temos vacina para professores, funcionários de escola e estudantes e o retorno das atividades escolares se dará, necessariamente, sem imunização prévia.

Essa decisão condena as famílias pobres à própria sorte, escondendo a irresponsabilidade que esse retorno traz consigo. Retorno das aulas presenciais, só com vacina!

Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Curitiba
Curitiba, 2 de fevereiro de 2021