Deputado quer explicações de Ratinho sobre chapéu na vacina russa

Paraná perdeu concorrência para laboratório particular que quer levar vacinas para a Bahia





Foto: Pedro Oliveira/Alep

O deputado Requião Filho (MDB) quer explicações do governador Ratinho Junior (PSD) sobre o “chapéu” que o estado levou com relação a vacina Sputinik V. Ele protocolou um pedido de informações para que o governo explique como perdeu a concorrência na produção da vacina russa para o Laboratório União Química Farmacêutica nacional S/A que tem sede na Bahia.

“Por que tanto silêncio nesse tempo todo? Por que, de repente, o Paraná deixou de ter interesse na fabricação da vacina e vai passar a um grande laboratório particular? Desta forma, solicito cópia na íntegra do protocolo firmado com e empresa Russa para a fabricação da Vacina no Estado e de todos os documentos correlatos, incluindo a desistência de alteração da fabricação pela TECPAR pela opção compra do laboratório particular desde os firmados em meados de 2020 até o presente momento”, pede o deputado.

O Porém.net já noticiou que o Governo do Estado tinha separado R$ 100 milhões para desenvolver a vacina. Em ofício da Casa Civil, argumentou que “governo antecipou para garantir recursos para a aquisição e distribuição de vacinas encaminhando uma emenda ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2021?”.

Nos bastidores, por outro lado, a desistência do estado em produzir a vacina para atender a população paranaense contaria com interferência política – o pulo do gato – de um deputado federal paranaense para que um laboratório particular produzisse a Sputnik em solo brasileiro (mas não no Paraná) para ser exportada. Coincidência ou não, a União Química Farmacêutica nacional S/A está assumindo o protagonismo da vacinação em solo nacional e negociando com a Anvisa.

Veja mais

Ratinho Junior leva chapéu da Sputinik V e fica dependente da ajuda do Governo Federal