Casa de Passagem Plínio Tourinho é alvo de vandalismo

Empresa que realizava reformas no local abandonou obra alegando insegurança





Foto: Divulgação Sismuc

A antiga Casa de Passagem Plínio Tourinho, no Jardim Botânico, considerada uma “Unidade de Proteção Social Especial de Alta Complexidade”, está sendo alvo de vândalos, denunciam servidores da Fundação de Ação Social (FAS). Fechado para reformas, o equipamento foi abandonado pela empresa de construção civil alegando insegurança no local e requisitando providências da Prefeitura de Curitiba. Vídeos e relatos dos trabalhadores mostram que a casa teve equipamentos públicos como computadores, televisores e ventiladores roubados.

Em um vídeo que a reportagem teve acesso é mostrado um carro dentro do local sem identificação. Na filmagem, as servidoras dizem que vão chamar a Guarda Municipal para dar suporte. Em outra filmagem, desta vez à noite, pessoas estranhas são vistas dentro da Casa de Passagem.

Na condição de anonimato, uma servidora conta que o espaço conhecido como “barracão” foi fechado para obras emergenciais no telhado. As pessoas assistidas no local, moradores em situação de rua, foram transferidas e a obra iniciada no começo de fevereiro. No entanto, na última sexta-feira (5), foi percebido a movimentação estranha no local.

Local fechado para reformas é alvo de vandalismo

“A gente até chamou a Guarda Municipal, mas eles disseram que não poderiam interferir. O espaço começou a ser saqueado na sexta à noite. Levaram tudo que podiam do local. Eletrodomésticos, fios, caixa d ‘água foram roubados. As coisas estão perdidas”, lamenta a educadora social. Ela comentou que a empresa de engenharia ia entrar em contato com a FAS e alertar sobre a falta de segurança.

Uma semana após a depredação persiste com telhas sendo roubadas e outros materiais, explica as educadoras. Até documentos com cadastro das pessoas assistidas pelo local estão sendo expostos. Segundo relato de outra servidora, não está acontecendo fiscalização no local. A princípio, o local está programado para ser reaberto em 29 de março, data do aniversário de Curitiba.

Local teve princípio de incêndio em 2019

A região conta com três equipamentos da FAS. O Barracão, conhecido como Plínio Tourinho, a Casa de Passagem Botânico e a Mesa Solidária (Ex Casa do Índio). A estrutura do local foi abalada na Casa de Passagem Jardim Botânico após um princípio de incêndio em agosto de 2019 e que foi contido pelos servidores públicos. 

De acordo com o Sismuc, os problemas relacionados à estrutura, que incluem a fiação antiga, são antigos e já haviam sido denunciados pelos servidores e pelo sindicato em mesa de negociação com a administração. “É essencial que a Prefeitura faça uma inspeção relacionada a preparação dos locais em caso de incêndio, questões básicas como a sinalização e extintores não podem ser negligenciadas”, afirmou o sindicato.