Paraná deve suspender atendimento presencial em secretarias por 21 dias

Aumento dos casos no estado devem obrigar governo do estado a adotar protocolos mais rígidos





Foto Jonathan Campos/AEN

O Paraná deve suspender o atendimento presencial nas secretarias de estado. A informação está presente em um documento encaminhado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no último dia 24. O ofício circular que a reportagem teve acesso estabelece medidas mais restritivas por 21 dias para órgãos do governo.

No ofício, assinado pelo governador, é determinado que sejam “suspensas quaisquer atividades de atendimento presencial por parte de vossa excelência e de seus diretores pelo prazo de 21 dias, priorizando-se durante o período de restrição, a adoção de meios de atendimento remoto e a realização de reuniões virtuais”.

A mudança de orientação acontece em um momento que o Paraná vive uma nova onda de contaminações por Covid-19. Mesmo com 96% das UTIs ocupadas e 84% nas enfermarias, o estado ampliou a quantidade de escolas abertas. O governo também mantinha setores da administração pública com atendimento presencial.

Agora, com a abertura de apenas 7 novos, segundo a Secretaria de Saúde, o estado soma 4.736 leitos para atendimento à Covid-19. Destes, 1.938 são UTIs e 2.798 são leitos de enfermaria.

Por outro lado, na mensagem do governador, a decisão “justifica-se em razão da necessidade de diminuir a circulação de pessoas nas dependências desse Órgão, a fim de evitar a propagação da Covid-19 ante considerável aumento de casos recentemente constatado”, admite o governador.

Governador suspende atendimentos presenciais por 21 dias