Semana mundial de amamentação amplia políticas para trabalhadoras

Campanhas ampliam políticas para trabalhadoras e dão dicas de armazenamento do leite materno





Foto: Walterson Rosa/MS

De 1 a 8 de agosto acontece a Semana Mundial de Amamentação. É um importante período de conscientização para mães, pais, familiares e sociedade. Para marcar a semana, um projeto piloto do Ministério da Saúde está em fase de implantação. Esse projeto oferta Salas de amamentação em Unidades Básicas de Saúde. Segundo o Governo Federal, a campanha de amamentação está voltada às trabalhadoras para atingir a meta de 70% de aleitamento exclusivo até 2030 e visa apoiar mães que trabalham fora, especialmente aquelas que estão no mercado informal e não têm o amparo da legislação.

A campanha ocorre em cinco estados: Pará, Paraíba, Distrito Federal, São Paulo e Paraná. De acordo com a ministra da saúde, Nísia Trindade, “O aleitamento é comprovadamente responsável pela redução da mortalidade infantil em muitos países, assim como no Brasil”

A ideia das salas de amamentação é para que as mulheres tenham acesso a local apropriado para retirar, armazenar o leite e receber todo o apoio para dar continuidade à amamentação. Uma dica importante para todas mães trabalhadoras: para que o bebê tenha leite suficiente durante o período em que estiver fora de casa, 15 dias antes de retornar ao trabalho, a mãe deve iniciar a retirada do leite. A ordenha pode ser feita manualmente ou com o auxílio de bombas manuais ou elétricas.

Veja a apresentação da campanha nacional de incentivo à amamentação