Programação de fim de semana

Veja os destaques dos espetáculos, shows e filmes para este final de semana.





Foto: Reprodução/Marcha das 2017 Bicicletas

A primavera está chegando e, com ela, muitos eventos. O fim de semana está recheado. Confira a nossa curadoria de shows, filmes e espetáculos.

 

Marcha das 2017 Bicicletas

Como já é tradicional na cidade de Curitiba, o Dia Mundial sem Carro termina com uma grande bicicletada que percorre trechos do centro da cidade. A concentração será às 18h30 na Praça Santos Andrade com início da pedalada programada para às 19h. O movimento procura fortalecer o engajamento dos ciclistas em prol da melhoria das políticas de ciclomobilidade na cidade.

 

MÚSICA

João Bosco e Hamilton de Holanda

Foto: André Mota

A inusitada dupla faz show na CAIXA Cultural Curitiba. O show é inédito na cidade e une a voz e o violâo de João Bosco com o bandolim de Hamilton de Holanda. Na programação, novos arranjos para clássicos da música brasileira e para o próprio repertório dos instrumentistas. Serão cinco apresentações, uma na sexta-feira às 20h, duas no sábado (19h e 21h) e duas no domingo (18h e 20h). Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada).

 

Blues e Jazz

Shows de vários grupos musicais farão parte da festa Spring Session que acontece neste sábado no vão livre do Museu Oscar Niemyer. A festa conta com apresentações do DJ Julio Mayo e das bandas Gringo’s Washboard Band e Saul do Trompete e seu Quarteto. Serão instaladas 80 torneiras de chopes e também serão oferecidas comidas para venda. A entrada é livre. Das 10h às 21h, no MON.

 

TEATRO

As Aves

Foto: David D’Visant

Já o Teatro Sesi Portão recebe a peça “As Aves”. O espetáculo é uma adaptação do texto clássico de Aristófanes, escrtia em 414 A.C. No enredo, dois personagens, Evélpedes e Pistetero, cansados da corrupção de Atenas, partem em busca do rei Tereu, que foi transformado em pássaro. A intenção é que o monarca os indique um lugar melhor para se viver, um lugar livre de corrupção. Nessa trajetória, os dois acabam por se aliarem às Aves no Céu, desencadeando uma série de situações inusitadas. A montagem vem sendo encenada desde 2016. Sábado e domingo, às 19h. Entrada gratuita. Informações: 41 3271-8469.

 

Contos Proibidos de Antropofocus

Pessoas desconhecidas se encontram nos ambientes mais inusitados e, mesmo que não desenvolvam conversa alguma, acabam por se relacionar de maneiras um tanto quanto divertidas. A companhia de comédia teatral Antropofocus coloca em cena situações como essas no espetáculo Contos Proibidos. Na montagem, eles têm o desafio de fazer uma peça sem nenhum diálogo onde a comunicação entre os personagens acontece apenas por meio dos mais diferentes sons. A peça acontece no Teatro SESI de São José dos Pinhais, sábado (23), às 20h. A entrada é gratuita. Informações: 41 3398-4100.


Remake da Minha Vida

Foto: Eli Firmeza

O ator Renato Sbardelotto continua em cartaz com o solo autoficcional “Remake da Minha Vida”. A encenação é uma mistura de dança e teatro em que o artista põe no palco memórias e fabulações. Às vezes em tom piegas, às vezes tragicômico. A peça fica em cartaz até o dia 8 de outubro no teatro Ave Lola Espaço de Criação, na rua Marechal Deodoro, 1227. Nesta sextafeira haverá debate após o espetáculo. Apresentações às 20h nas sextas, às 18h e 20h nos sábados e às 16h nos domingos. Informações: (41) 99921-0626 e @hibridoproducoes no Facebook.

 

CINEMA

A Gente

Está em cartaz em três salas da cidade o documentário “A Gente”, realizado pelo cineasta Aly Muritiba, baiano radicado em Curitiba. O filme acompanha o dia a dia de agentes penitenciários em um presídio do Paraná. As sessões acontecem às 20h no Espaço Itaú de Cinema; às 17h no Cineplus Jardim das Américas; e às 19h no Cine Guarani. Leia a entrevista que o diretor concedeu ao Porém.net.

 

Pendular

O novo filme da cineasta Júlia Murat, “Pendular”, estreia com apenas um horário na cidade. No enredo, um casal de artistas vive uma série de situações e contradições que misturam seu relacionamento com a arte. Progressivamente, eles perdem a capacidade de distinguir as duas coisas, o que cria conflitos até com seu passado. O longa é inspirado na perfomance “Rest Energy”, da artista Marina Abramovic. Sessão às 18h no Espaço Itaú de Cinema.

 

Duas Irenes

O longa-metragem “Duas Irenes” vai para a segunda semana de exibição. Na história, Irene descobre que o pai tem uma filha fora do casamento com o mesmo nome e idade que ela. Sentindo-se traída, resolve se aproximar da meia-irmã e da mãe dela sem revelar quem é. Sessões no Cineplex Novo Batel às 15h25; Cine Guarani às 17h; e Cinemateca de Curitiba às 16h.