Requião pode não se coligar com PDT e Osmar Dias





Foto: Leandro Taques

Os rumos do MDB no Paraná ainda seguem indefinidos. O partido tem buscado uma aliança com o PDT de Ciro Gomes e de Osmar Dias. Mas a sigla também é cortejado pelo PT da senadora Gleisi Hoffman e do Doutor Rosinha, pré-candidato ao governo do estado. Sem contar que o próprio senador Roberto Requião já ensaiou disputar a presidência da República, como uma forma de realizar prévias no partido e impedir a candidatura de Henrique Meirelles ou aliança com os tucanos no plano nacional.

Agora, o novo passo do presidente estadual do partido, senador Requião, é criar “uma Comissão formada por Deputados e membros da Executiva do MDB, para dialogar com partidos e pré-candidatos ao Governo do Estado”.

Essa comissão pode colocar em jogo a aliança com o PDT e com Osmar Dias. Os emedebistas falam abertamente em namoro com outros partidos ou outras possibilidades eleitorais. Segundo o MDB do Paraná, “nossos prefeitos e filiados têm nos cobrado uma posição mais firme e um compromisso mais claro em relação ao nosso partido e às nossas bandeiras. Somos, afinal, o maior partido do Estado!”

O Partido dos Trabalhadores tem namorado tanto o MDB e, principalmente, o senador Requião. Pré-candidato ao governo do estado, o ex-deputado federal Doutor Rosinha pretende denunciar o golpe no Brasil e o desmonte do estado promovido por Beto Richa. No entanto, no programa “Democracia em Rede”, Rosinha admitiu que pode abrir mão de uma candidatura em prol do senador, caso ele deseje ser candidato ao governo.

Tese cogitada pelo deputado estadual Requião Filho:

“Vamos reunir a Executiva e pensar na possibilidade de alianças ou mesmo de uma candidatura própria ao Governo do Paraná”.

Foto: Leandro Taques

Nesse caso, tanto Gleisi Hoffmann como Requião não seriam candidatos à reeleição. No PT, a ex-vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, é pré-candidata ao senado e tem já percorrido lideranças em busca de apoio.