TSE pede que Bolsonaro apresente provas sobre fraude eleitoral

Presidente disse que venceria no primeiro turno, mas não apresentou provas





Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou nota em que reafirma a transparência e lisura das eleições de 2018. Ontem (9), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sugeriu que as eleições foram fraudadas e que ele poderia ter vencido já no primeiro turno. Para o TSE, no entanto, “eleições sem fraudes foram uma conquista da democracia no Brasil e o TSE garantirá que continue a ser assim”. Nas redes sociais, militantes de esquerda lembraram que Lula liderava as pesquisas até ser impedido de concorrer.

A nota do TSE reafirmou a confiabilidade das urnas eletrônicas e que o sistema é seguro de fraudes. O Tribunal ainda solicitou que o presidente apresente provas das irregularidades que elas serão apuradas.

“Naturalmente, existindo qualquer elemento de prova que sugira algo irregular, o TSE agirá com presteza e transparência para investigar o fato. Mas cabe reiterar: o sistema brasileiro de votação e apuração é reconhecido internacionalmente por sua eficiência e confiabilidade”, diz a nota.

No primeiro turno de 2018, Bolsonaro obteve 46% dos votos válidos, totalizando 49 milhões de votos. Já Fernando Haddad, que ficou em segundo, atingiu 31 milhões de votos, o equivalente a 29%. Para Bolsonaro ganhar no primeiro turno ele teria que fazer 51% dos votos válidos.

Ao questionar a notícia, a deputada federal Gleisi Hoffmman disse que a fraude ocorrida nas eleições foram as manobras para retirar os ex-presidente Lula do pleito, pois ele liderava as pesquisas. “Fraude é você, @jairbolsonaro, eleito com mentiras na internet, não participou de debates, não disse o que faria. É fraude do Moro, juiz político que prendeu Lula para facilitar sua vida e foi pago com o ministério da Justiça”, criticou a deputada.