Alep suspende audiências públicas e restringe acesso por conta do coronavírus

Parlamentares e servidores podem ser afastados preventivamente por 14 dias





Foto: Dálie Felberg/Alep

O aumento de casos de coronavírus no Brasil e a suspeita de infecção do governador Ratinho Junior, presente na comitiva presidencial que esteve nos EUA, fez com que a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) publicasse ato com medidas de prevenção ao coronavírus. Entre elas estão o cancelamento de audiências públicas e o afastamento de servidores e deputados que possam ter suspeita de contaminação. As sessões e comissões, por enquanto, estão mantidas.

No ato da mesa diretora fica restringido o acesso ao prédio da Alep a apenas deputados, assessores e pessoas previamente cadastradas. “Apenas terão acesso à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná os Deputados Estaduais, servidores, profissionais de veículos de imprensa, terceirizados e representantes de entidades e órgãos públicos, todos previamente credenciados”.

Audiências públicas, sessões solenes, reuniões de lideranças e visitas ficam suspensas. O ato não informa por quanto tempo. No próximo dia 24 de março ocorreria uma audiência pública sobre os “Impactos do mercado ilegal nas indústrias e no comércio do Estado do Paraná” e outra sobre “Região Metropolitana de Curitiba Livre de Agrotóxicos”.

O deputado Goura (PDT), responsável pela agenda contra os agrotóxicos, pretende remarcar a audiência pública. No entanto, sem previsão de quando. “Agora, é fundamental todos seguirem as orientações de órgãos de saúde locais e da Organização Mundial da Saúde”, explica a assessoria.

O ato administrativo ainda pode afastar por até 14 dias parlamentares, assessores, servidores e colaboradores que “tenham retornado de países estrangeiros em que há comprovada epidemia de COVID-19, apresentem histórico de contato próximo com caso suspeito ou confirmado de COVID-19 no Brasil ou no exterior ou apresentem atestado em que se recomende o seu isolamento ou quarentena”.

A Alep ainda vai distribuir álcool em gel e tomar outras medidas de prevenção, de acordo com o ato assinado pelo presidente Ademar Traiano.