Prefeitura de Curitiba anuncia suspensão das aulas

Governo Municipal mudou de posição e decidiu paralisar aulas





Foto: Marcio James / Semcom

A Prefeitura de Curitiba decidiu suspender as aulas na rede pública de ensino. A mesma decisão pode ser tomada pelo governo do estado. Ontem, sob orientação das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, as aulas haviam sido mantidas. As universidades públicas e particulares já haviam anunciado interrupção das atividades.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, as aulas serão suspensas na rede pública de ensino municipal a partir da próxima segunda-feira (23/3) até o dia 12 de abril, em decorrência da pandemia de coronavírus. Estudantes que faltarem nesta semana (de 16/3 a 20/3) também terão faltas abonadas.

Essa semana de transição se deve, principalmente, a dois fatores. O primeiro é que a cidade ainda não registrou caso de transmissão comunitária (de pessoas que não viajaram para áreas de risco e mesmo assim foram contaminadas). Isso significa que o problema ainda está restrito. Outro motivo é para que as famílias possam se organizar em relação às crianças.

A mudança de posição aconteceu após pressão de servidores públicos e sindicatos. As entidades que representam o funcionalismo municipal haviam pedido a suspensão das aulas como forma de prevenção. Já a APP Sindicato  fez contato com o Secretário da Educação, Renato Feder, solicitando imediata suspensão do calendário escolar. Tal medida prende-se ao fato da constatação da importância das medidas preventivas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.

Estado

O governador Ratinho Junior convocou coletiva de imprensa para o fim da tarde. A expectativa é de que ele anuncie a interrupção do calendário escolar por conta do coronavírus, além de outras medidas para conter a enfermidade.