Tadeu Veneri retira a candidatura à prefeitura de Curitiba

Deputado estadual questiona as sucessivas mudanças na forma de escolha do candidato





Deputado Tadeu Veneri (PT). Foto: Sandro Nascimento/Alep

O deputado estadual Tadeu Veneri está retirando sua candidatura à Prefeitura de Curitiba. A eleição que definiria o nome indicado pelo partido acontece neste domingo (5). A desistência acontece após seguidas mudanças na forma de eleger o candidato. Nesta eleição, o PT de Curitiba optou por não consultar a base filiada. As eleições municipais estão marcadas para 15 de novembro.

Ao abrir mão da candidatura, Veneri que concorreu em 2016, questionou a forma como o diretório municipal estava condução o pleito. O partido alterou por diversas vezes a forma de votação e o recurso apresentado junto a Executiva Nacional não será julgado antes da votação interna no domingo.

“Fomos surpreendidos com a decisão da Direção Municipal de aprovar uma mudança no já restrito colégio eleitoral. Integrantes das chapas eleitas para as direções zonais foram substituídos por outros de forma irregular, sem consulta ou aviso prévio. Os substituídos foram, em sua maioria, militantes comprometidos com a nossa pré-candidatura, num processo que alterou a correlação de forças internas”, diz o deputado ao retirar a candidatura.

Veneri conclui: “nós não podemos manter a pré-candidatura e referendar práticas contrárias ao Regimento e antidemocráticas. Portanto, comunico a retirada do meu nome deste processo”. Sem o deputado estadual, Paulo Opuska, que é professor da UFPR, fica no pário.

De acordo com o calendário eleitoral, os partidos tem de 31 de agosto a 16 de setembro para a convenções partidárias e à definição sobre coligações O prazo para registro das candidaturas é 26 de setembro.

VEJA MAIS

PT exclui filiados da escolha da candidatura à prefeitura de Curitiba