Sem Terras preparam doação de 9 toneladas de alimentos em Arapongas, Florestópolis, Porecatu e Centenário do Sul neste sábado (25)

A distribuição dos alimentos será voltada aos moradores de bairros mais vulneráveis dos três municípios, que passam por dificuldades oriundas da crise econômica




FonteSetor de Comunicação MST

Foto: Wellington Lenon/MST

No Dia Internacional do Agricultor e da Agricultora Familiar, comemorado neste sábado (25),  mil famílias camponesas de assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária do Norte do Paraná preparam a doação de aproximadamente 9 toneladas de alimentos nos municípios de Florestópolis, Porecatu e Centenário do Sul.  Os agricultores vivem em comunidades camponesas localizados nesses municípios, formando um importante pólo de produção de alimentos saudáveis, geração de emprego e renda. 

A distribuição dos alimentos será voltada aos moradores de bairros mais vulneráveis dos três municípios, que passam por dificuldades oriundas da crise econômica que se agravou ainda mais com a pandemia do novo coronavírus. 

As famílias receberão uma diversidade de alimentos frescos colhidos direto da roça, hortas e pomares de famílias Sem Terra, marcando a diversidade da produção feita  por essas comunidades. Serão entregues cerca de 800 kits de alimentos, contando com  abóbora, mandioca,  legumes, hortaliças , frutas , pão caseiro e leite que vão compor a sacola de alimentos que chegará até as famílias. Ainda, para contribuir na prevenção e higiene, serão doados ainda,  uma peça de sabão caseiro para cada família beneficiada.

Em Porecatu, serão distribuídos 200 kits de alimentos, com início da entrega às 9h no conjunto habitacional “Pombal”,  seguindo para Vila Iguaçu e finalizando na Vila Sapolândia. Em Florestópolis, a entrega terá início às 14h.

Em Centenário do Sul, a atividade também terá início às 9h da manhã na Igreja Nossa Senhora das Graças, seguindo para entrega de alimentos nos bairros Barroca e Ventania, e também no Asilo do município. Também como parte da programação, às 19:30h, será realizada na mesma Igreja , com presença do Padre Marcos José, uma missa com benção dos agricultores e dos alimentos, que será transmitida ao vivo pela página do facebook da paróquia, e também pela rádio Cidade 98,5 FM.

Em Arapongas, já na sexta feira (24), o assentamento Dorcelina Foldor receberá a visita  do Bispo Dom Carlos de Apucarana, que fará a benção dos agricultores e das 2 toneladas de alimentos que serão doados no dia seguinte em três paróquias de bairros mais carentes do município.

Foto: Wellington Lenon/MST

Mutirão de solidariedade

A ação faz parte da campanha nacional de solidariedade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que já doou mais de 2.500 toneladas desde o início de abril. No Paraná, até o dia 18 de julho foram partilhadas 258 toneladas de alimentos. A iniciativa deste sábado será a maior realizada pelo movimento em um único dia, pois contará com ações em diversos municípios da região Norte, a ainda, uma grande ação de doação de 200 tonaledas de alimentos na região central do estado.

Na região, desde o início da pandemia, as famílias sem terra  já realizaram atividades de doação de alimentos para instituições e entidades dos municípios no mês de abril e numa grande ação para as  os trabalhadores das periferias de Londrina no mês de junho.