Rivais nos estádios, aliados nas ruas

Atleticanos, coxa-brancas e paranistas se uniram novamente em ato pela democracia e contra Bolsonaro





Torcedores reuniram-se no domingo no Largo da Ordem, em Curitiba. Foto: Julio Carignano

Torcedores do Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná Clube voltaram a se unir neste domingo (6) para uma pauta comum: a luta em defesa da democracia e contra o governo Jair Bolsonaro. Convocado pelo movimento Somos Democracia Brasil, a mobilização aconteceu nas ruinas do Largo da Ordem, no centro histórico de Curitiba.

Diovana Andrade, liderança do Somos Democracia no Paraná, ressaltou a unidade entre os torcedores contra o fascismo. “Temos mais coisas em comum do que diferenças, pois a única diferença é que torcemos para times diferentes. Juntos estamos construindo um movimento bonito, fazendo atos com frequência, sempre tomando os cuidados por causa da pandemia e tenho certeza que depois que passar tudo isso essa resistência vai crescer ainda mais”, disse a militante.

Além dos coletivos antifascistas do chamado “Trio de Ferro”, estiveram presentes integrantes de movimentos sociais como o Movimento Popular por Moradia (MPM), Frente Feminista de Curitiba e Núcleo Periférico. “Estamos se unindo a esse protesto das torcidas, trazendo também nossas pautas, como a questão fundiária e pautas que nos unem enquanto classe”, destacou o professor Galeno Machado, do MPM.

Rivais nos estádios, atleticanos, coxa-brancas e paranistas têm se reunido nos últimos meses em mobilizações convocadas pelo movimento Somos Democracia no Paraná. No dia 26 de julho, os torcedores participaram de manifestação na Praça Santos Andrade e, recentemente, organizaram uma ação de solidariedade em combate a pandemia na ocupação Nova Esperança, em Campo Magro, região metropolitana de Curitiba.