Greca é reeleito e quebra ciclo de prefeitos reprovados em Curitiba

Prefeito caminha para terceiro mandato à frente da Prefeitura de Curitiba





Foto: Divulgação

Com a divulgação dos resultados pelo TSE, o atual prefeito Rafael Greca (DEM) está reeleito para a Prefeitura de Curitiba. Ele ultrapassou mais de 59,77% dos votos válidos com 95% das urnas apuradas. Em segundo lugar, conforme as pesquisas de boca de urna, ficou o candidato do PDT, Goura, com 13,26%. O delegado Francischini ficou em terceiro.

Greca quebra um ciclo de prefeitos de Curitiba que não se reelegiam. Ducci em 2012 e Fruet em 2016 foram reprovados nas urnas. As surpresas dessa eleição são o crescimento do deputado estadual Goura (PDT), que ficou em segundo, e do candidato do NOVO, Dr João Guilherme, figurando em quarto.

Fernando Franceschini, que foi um dos deputados estaduais mais votados, ficou apenas em terceiro lugar. O PT também viu sua candidatura desconhecida de Paulo Opuska naufragar a estratégia do partido. Ele atingiu apenas 2,46% dos votos.

Com a reeleição, Greca vai para o terceiro mandato à frente da Prefeitura de Curitiba.

Após a divulgação do resultado da eleição, o prefeito foi ao TRE e fez um pronunciamento à imprensa. “Quero agradecer a Deus e aos curitibanos que me dão a honra de poder pela terceira vez servir a minha amada cidade. Foi expressiva dos votos válidos. Essa eleição singular coroa a minha carreira de político”, discursou Greca. Para ele, “o eleitor reconheceu a recuperação econômica, o enfrentamento da pandemia e a população soube separar o joio do trigo e eu estou eleito e feliz”, concluiu. 

Em relação ao enfrentamento a pandemia, o prefeito disse que “por enquanto estamos em bandeira amarela. É meu dever pedir que as pessoas usem máscara. Eu estou imune, mas usar a máscara e tomar medidas de higiene são condições que nós temos que manter até que exista um remédio ou uma das muitas vacinas”. Greca ainda salientou que os servidores municipais vão ter reajuste financeiro para “desespero dos invejosos”.

Urnas

A votação foi marcada por demora na divulgação dos votos, uma vez que o TSE centralizou os dados. Fato que levantou suspeitas de manipulações nas redes sociais, com o tema #VotoImpressoJa entrando para os assuntos mais comentados do Twitter.

Sobre isso e os ataques, o presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, “esse ataque teve sua origem em Portugal e as urnas não estão em rede. Por isso não são vulneráveis ao ataque. Ele foi inócuo. Sofrer ataques vale para a justiça, parlamento. Não derrubaram o sistema e foi inócuo. Houve reação dos nossos técnicos”, disse o presidente.

Vereadores eleitos de Curitiba

DC 1
Salles do Fazendinha

Cidadania 1
Herivelto Oliveira

DEM 5
Serginho do Posto
Zezinho do Sabará
Sabino Picolo
Mauro Ignacio
Toninho da Farmácia

PP 2
Oscalino do Povo
Nori Seto

MDB 1
Noemia Rocha

Novo – 2
Indiara Barbosa
Amália Tortato

PDT 3
Marcos Vieira
Tito Zeglin
Dalton Borba

PROS 1
Tico Kuzma

PSL 4
Flavia Francischini
João da Loja 5 Irmãos
Sargento Tania Guerreiro

PSC 1
Fachinello

PSD 3
Professor Euler
Beto Moraes
Jornalista Marcio Barros
Eder Borges

PMB 1
Ezequias Barros

PSB 1
Hernani

PTB 1
Pier

PV 1
Maria Leticia

PODE 2
Denian Couto
Mauro Bobato

Patriota 1
Sidnei Toaldo

PT 3
Carol Dartora
Professora Josete
Renato Freitas

Republicanos 2
Osias Moraes
Pastor Marciano Alves

Solidariedade 2
Alexandre Leprevost
Leonidas Dias