Camarão na moranga: Receita que une mulheres, história e muito sabor

Saiba como fazer um prato que é sempre muito sucesso de forma prática




FonteSilvia Valim*

Receita de Camarão na Moranga

Eu vou contar pra vocês: Foi uma alegria danada produzir essa coluna de hoje porque eu me deparei com mulheres fortes, cheias de história e prazer pela comida. Eu vi um carinho enorme no preparo, no cuidado com os convidados que aguardavam o resultado e até um certo nervosismo ao serem “entrevistadas” informalmente por mim. Mas tudo isso a gente percebe fácil o porquê: há uma responsabilidade imensa por trás dessa diversão na cozinha. Acho que todo mundo que se aventura na cozinha tem um pouco disso, não acha?

Cozinhar é uma arte, sim, mas não dá pra fazer bem e sempre se não tiver aquele prazer antes, durante e depois, especialmente. A gente sente no resultado quando a comida é feita com amor.

Preta (Marveli Martins) é cozinheira há mais de 30 anos e sempre trabalhou mais em residências, mas também é boleira de mão cheia. (No final comento mais sobre esse detalhe importante!) Sônia trabalha com administração em Florianópolis, mas gosta de fazer alguns pratos especiais sempre que é convocada para as festanças com amigos aqui em Curitiba. Juntaram as duas com a fome e vontade de fazer a receita e saiu o camarão na moranga com palmito.

História do Camarão na Moranga

O almoço entre amigos e familiares durante o carnaval rendeu um dos pratos mais deliciosos da gastronomia brasileira, mais precisamente do litoral brasileiro. Boatos que a receita nasceu na Ilha Anchieta, considerada a 2ª maior ilha do Litoral norte paulista.

O local abrigou entre 1904 e 1955 um presídio político que foi desativado após uma rebelião. Quando ainda estava ativo, o local recebeu presos políticos japoneses que plantavam abóboras para consumir suas sementes – indicadas até hoje como poderosos vermífugos – já que os parasitas eram muito comuns nas prisões da época. As ruínas do presídio viraram atração turística para quem visita a Ilha que fica em Ubatuba, e o camarão na moranga ficou de herança para a gastronomia brasileira.

História curiosa, né, mas já entendi que o que você quer é a receita. Vamos então aos ingredientes!

Receita

Vamos precisar de uma abóbora bem bonita, igual as de filmes hollywoodianos de Halloween, papel alumínio e um pote de requeijão cremoso.

Ingredientes para o molho:

50g de manteiga
Uma cebola picada
3 dentes de alho
2 tomates bem maduros grandes e picados
Sal a gosto
250g Molho de tomate

1/2k de camarão médio e 1/2 k de camarão grande temperados com sal do Trapiche Pescados
500g Coração de Palmito em conserva picado em cubos médios

Para finalização:
Salsinha e cebolinha a gosto
Coentro a gosto (Eu prefiro não, obrigada!)
Manjericão a gosto
Meia dúzia de camarões grandes com rabo para decorar o prato

Montagem do prato:

Primeiro passo é lavar bem a abóbora. Na sequência, recorte com uma faca a parte superior formando uma tampa com o talo da abóbora como apoio. Tire toda a semente do centro mantendo a parede “carnuda” da abóbora.

Coloque a abóbora na fôrma e unte-a por fora com um pouco da manteiga que está na listinha de ingredientes. Envolva toda a abóbora (com tampa e tudo) em papel alumínio e deixe por duas horas em forno a 230°.

Extra: Se tiver como, guarde as sementes da abóbora. Seque bem (ao sol ou ao natural) e depois jogue rapidamente no forno por cerca de 10 minutinhos. Fica uma delícia para comer com sal. Eu compro sempre em lojas de produtos naturais, mas se quiser experimentar fazendo em casa, a experiência vale! = )

Voltando à receita… Insira todos os ingredientes do molho em uma panela na ordem descrita: Manteiga, cebola, alho, tomate… Vá refogando tudo aos pouquinhos e inserindo os próximos ingredientes passando pelo camarão e até chegar no palmito.

Com o molho pronto, reserve e retire a abóbora do forno. Abra a tampa e besunte a moranga com todo o requeijão cremoso por dentro.

Acrescente o molho que você preparou e reservou.

Feche a abóbora de volta com a tampa e papel alumínio e retorne tudo para o forno por mais 20 minutos para que o requeijão derreta junto com o molho. (Já tô imaginando a cena lá dentro da abóbora! Ô mistura boa!)

Acrescente os ingredientes da finalização ao seu gosto e decore com os camarões com rabo que você separou lá atrás! Aliás, antes, dê uma refogada rápida nesses camarões em um frigideira com manteiga.

E está pronto para servir!

Um prato lindo e gostoso demais e que é super prático. Só demora mesmo por conta do cozimento da abóbora! Gostou?

Tem mais: Lembra que comentei que a Preta também faz bolos deliciosos?

O bolo de abacaxi com côco dela é uma das coisas mais maravilhosas que eu já provei nessa vida e cai super bem como sobremesa se você quiser impressionar ainda mais! Mas esse a gente não passa a receita porque não tem mesmo como sair igual.

Então… aproveita e cola lá no Instagram dela pra conhecer o de abacaxi com coco e outras delícias! Sério, é o melhor que você vai experimentar na vida!

Conte depois sua experiência lá no nosso Instagram!

Um ótimo fim de semana pra você: que seja no mínimo o máximo!

* Por Silvia Valim. Mulheres na Brasa é uma coluna produzida pela jornalista Silvia Valim com o propósito de valorizar o talento criativo de quem busca comandar o rolê na cozinha. O perfil foi criado para fortalecer e ocupar o espaço destinado a mulheres que trazem dicas, lugares e receitas para novas experiências gastronômicas. Acompanhe no Instagram: @mulheresnabrasa