Com CEPA e vírus mais agressivo, Paraná adota semi lockdown

Estado fecha comércio não essencial, escolas e clama por isolamento social por oito dias





Governador anuncia oito dias de restrição

O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou um lockdown semiparcial a partir da zero hora do dia 27 de fevereiro de 2021 às 05 horas do dia 08 de março de 2021. Não será permitido sair após às 20 horas. Estão suspensas as atividades não essenciais neste período, além do fechamento de escolas públicas e privadas. O governo ainda adota trabalho remoto para os funcionários do estado e recomenda o tele trabalho. A decisão foi tomada após o estado quase entrar em colapso por conta da falta de leitos de enfermaria e UTI. A situação se agravou após a mutação do vírus que agravou a contaminação e a mortalidade das pessoas infectadas. Cerca de ⅓ dos internados em UTI acabam falecendo. Segundo o governo, o estado precisaria aumentar em 1000% a quantidade de leitos por dia.

No anúncio, o governador disse que o estado trabalha com a verdade que dói com a mentira que conforta. E dói dizer que “nós estamos no pior momento de enfrentamento desta pandemia. O Paraná foi referência em compra de equipamentos e nos cuidados com a Covid, mas a nossa média de internamentos saiu de 40 para 450 pessoas por dia. Atingimos 578 hoje. A contaminação está fora da normalidade”, admite o governador.

Para Ratinho Junior, ao tornar o isolamento mais restritivo, “a minha decisão de fazer uma restrição maior é para que a gente consiga segurar a velocidade desse vírus. É preciso tirar as pessoas das ruas para que nosso sistema possa suportar essa situação”, justifica, uma vez que faltam profissionais para atender os pacientes. O governador ainda fez um apelo para que o estado consiga vacinar a população. “Quanto mais gente imunizada, menos pessoas em risco”, acrescentou.

O governador ainda disse que serão presas as pessoas que desrespeitarem o decreto lockdown, principalmente em casos de festas clandestinas. Por outro lado, Ratinho disse que setores industriais terão espaço para trabalhar. Ele afirmou que dialogou com empresários e que eles se conscientizaram.

Paraná teve crescimento alarmante de internações

Vírus agressivo e falta de leitos

O secretário de Saúde, Beto Preto, afirmou que “tivemos uma piora progressiva e dramática na busca por leitos em enfermaria e UTI, sobretudo nos últimos 7 dias. “De 10 de fevereiro até hoje, o Paraná precisaria de mil leitos a mais por dia”, alarma o secretário. 

O governo do estado admitiu que este é um momento grave e essa é a pior pandemia da história recente da humanidade. O Brasil tem atualmente 10 milhões de contaminados e 250 mortes. O Paraná registra 628 mil casos e 11,3 mil mortes. 

O estado tem 3063 leitos UTI para adultos e crianças apenas para tratar a Covid-19. Por outro lado, são 3376 pessoas internadas para tratamento do vírus. De novembro em diante, a curva subiu e nas últimas duas semanas disparou os casos atingindo 94% da ocupação dos leitos. “Nunca tivemos uma ocupação de leitos de UTI e de enfermaria tão alta. Estamos perto do limite. O mais grave é mais de 70% de internados em enfermaria”, admite a SESA. 

O Paraná observou o crescimento da média de morte, que  era 23,1% dos internados em UTI. “Nas últimas semanas, infelizmente, chegamos a 30% de óbitos desses pacientes internados. Temos uma nova Cepa circulando e atingindo duramente nossa população. Mesmo que tivéssemos leitos infinitos, 10% dos infectados seriam internados e 25% viriam a óbito. Quando internado em terapia intensiva, a mortalidade beira a 40%”, comparou o médico da SESA, dizendo que o tempo de internamento subiu em 11%. “É uma situação de grave crise sanitária”, conclui. O Paraná pretende abrir 99 leitos de UTI e 153 de enfermaria até primeiro de março.

:. Confira aqui o decreto

MEDIDAS RESTRITIVAS

A partir da zero hora do dia 27 DE FEVEREIRO de 2021 às 05 horas do dia 08 DE MARÇO de 2021:
SUSPENSÃO DO FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS E ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS
PROIBIÇÃO de circulação em espaços e vias públicas, das 20h às 05h
PROIBIÇÃO de comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 20h às 05h
SUSPENSÃO DAS AULAS presenciais em escolas estaduais públicas e privadas, inclusive nas entidades conveniadas com o Estado do Paraná, cursos técnicos e em universidades públicas e privadas
ADEQUAÇÃO DO EXPEDIENTE dos trabalhadores aos horários de proibição provisória de circulação definidos neste Decreto
ATIVIDADES RELIGIOSAS somente com atendimento individual ou culto on-line
REGIME DE TELETRABALHO para Órgãos do Estado
PERMITIDOS Delivery, Drive-thru e Take away