Senadores paranaenses querem investigar Bolsonaro, governadores, prefeitos, todo mundo

Para eles, os erros cometidos na gestão da pandemia não se restringem ao Governo Federal





Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A polêmica em torno da CPI da pandemia conta com a assinatura dos três senadores paranaenses: Flávio Arns, Alvaro Dias e Oriovisto Guimarães. Todos assinaram o pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as possíveis irregularidades do Governo Federal na gestão da pandemia. Ambos corroboraram o pedido para que a CPI se amplifique e também apure irregularidades de governadores e prefeitos, embora esse não seja o objeto inicial do pedido e não seja papel deles, senadores, investigar autoridades de outros poderes. Vejam o que eles disseram:

ARNS: “A CPI é necessária para investigar as inúmeras denúncias de atos que colocaram o Brasil neste caos que estamos vivendo. São mais de 350 mil mortes, milhões de pessoas contaminadas, desarticulação total e falta de comando, de proatividade, de gestão. O papel do Legislativo também é o de fiscalizar e cobrar atitudes das autoridades responsáveis”.

ALVARO DIAS: Os recursos destinados à pandemia tinham como objetivo salvar vidas. Quem desviou, contribuiu para a morte de milhares de pessoas. Por isso é fundamental que a CPI da Covid investigue as irregularidades em todas as esferas: estadual, municipal e federal.

ORIOVISTO: “Sinto falta de uma orientação nacional. A maior luz que podemos ter seria o senhor (ministro da Saúde) falar com todas as letras qual é a orientação do Governo Federal. Minha sugestão é divulgar as boas práticas e gostaria de saber se teremos uma orientação nacional”.