Bolsonaro e Paraná divergem sobre doses de vacina

Presidente voltou a sugerir culpa dos estados por atrasos na vacinação da população





Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a culpar os governadores pela demora na vacinação da população contra a Covid-19. Ele se aproveitou da distribuição de um novo lote de doses encaminhada aos estados para sugerir que o Governo Federal tem encaminhado as vacinas, mas que a responsabilidade de aplicá-las é dos governantes locais. Em sua conta no Twitter, ele comparou os números tendo como referência o site localizasus.saude.gov.br. Segundo o presidente, o Paraná já recebeu 2,49 milhões de doses, mas só aplicou 1,21 milhões de doses. Menos da metade.

O Paraná diverge dos números apresentados pelo presidente. O estado tem constantemente reclamado de discriminação nos lotes, como o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que questiona porque o Rio Grande do Sul tem recebido mais do que o Paraná. O Secretário de Saúde, Beto Preto, havia dito que o Paraná estava recebendo doses a conta gotas. Agora, com um novo lote de 368.050 doses, o estado pode avançar na vacinação de idosos acima de 60 anos. São mais de 215 mil vacinas apenas para essa faixa etária. 

“Estamos correndo contra o tempo. A imunização rápida dos grupos de risco é a nossa principal meta. Esperamos manter um bom ritmo de recebimento e vacinar os primeiros 4,6 milhões de paranaenses o mais breve possível”, declarou à Agência Estadual.

Presidente expõe governadores sobre a vacinação

Os números apresentados pelo Governo Federal também divergem dos apresentados pelo Vacinômetro, criado pelo estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 1.335.241 pessoas já receberam as primeiras doses e 364.772 as segundas doses, o que representa 93,1% do público idoso imunizado e mais de 1,7 milhões de doses aplicadas. 

O site do governo do estado ainda mostra que o Paraná recebeu 1.434.469 da primeira dose e já aplicou 1.340.895 doses. Com relação a segunda dose, foram recebidas 985.891 e já foram aplicadas 373.646 (37,9%). A diferença dos números se dá, em parte, pela demora da atualização de dados por estados e municípios.