Justiça autoriza transferência de Lula para São Paulo

Ex-presidente está preso em Curitiba desde o dia 7 de abril de 2018. Decisão foi assinada por juíza da 12ª Vara Federal de Curitiba





Foto: Leandro Taques

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ser transferido de Curitiba para São Paulo. A decisão foi assinada pela juíza substituta Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, na manhã desta quarta-feira (7).

Segundo a decisão, a manutenção da prisão de Lula em Curitiba gera prejuízo ao interesse público, com o emprego de recursos humanos e financeiros destinados à atividade policial na custódia do ex-presidente.

A autorização foi dada nesta manhã (7) pela juíza Carolina Lebbos. Ela destacou que “não mais subsiste razão para a manutenção do executado neste Estado do Paraná. Conforme
já exposto por este Juízo em casos similares, a existência de outras ações penais em trâmite perante o Juízo do local da condenação constitui razão de interesse público suficiente à manutenção do custodiado em tal local, a fim de não ocasionar prejuízo à instrução processual”.

A permanência de Lula em Curitiba era alvo de muitas polêmicas. Em abril do ano passado, a Prefeitura de Curitiba solicitou sua transferência e tentou impedir a Vigília Lula Livre, ganhando liminar “para que fosse obstada a passagem de manifestantes nas ruas que davam acesso ao prédio da Polícia Federal, bem como proibindo a montagem de estruturas e acampamentos nas ruas e praças da cidade, sem prévia autorização municipal”.

A liminar foi derrubada a pedido do Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia. Eles afirmaram, sinteticamente, a ausência de riscos e transtornos. Já o O Ministério Público Federal que as partes presentes chegaram a comum acordo para a retirada do acampamento do entorno da Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná/PR.

No despacho de hoje, a juíza relatou que “a transferência propicia a permanência do custodiado em local mais próximo ao seu meio social e familiar” e que a transferência deve  preservar a integridade física e moral de Lula.